sábado, 18 de julho de 2015

ULTIMATE QUARTETO FANTÁSTICO (2004)

ULTIMATE QUARTETO FANTÁSTICO (2004)



Capa de Ultimate Fantastic Four #1, publicada originalmente em 2003 nos EUA e em 2004 no Brasil

Caros leitores, como vocês ja devem saber, agora em agosto estreará o novo filme do Quarteto Fantastico, um reboot baseado no universo ultimate, fato que é facilmente percebido nos trailers liberados pela nossa "amada" FOX, que não tem um curriculo muito bom em relação a este titulo. Devido a este fato, e algumas informações vazadas propositalmente, (os poderes dos herois, e o tocha humano afro-descendente) o filme esta sendo bombardeado por criticas negativas, pela sua falta de compromisso com as HQs, bom quem diz isto esta errado, tirando o fato do tocha humana afro-descendente.


Poster do novo filme do Quarteto Fantástico que estreia agora em agosto


Como Ultimate Fantastic Four tem mais de 40 revistas, irei falar apenas as HQs em que o filme irá se basear. Escrita por grandes nomes dos quadrinhos como: Brian Michael Bendis (Demolidor: fim dos dias, Cavaleiro da Lua: Recomeço) e Mark Millar (Guerra Civil) e desenhada por: Adam Kubert (Superman: Ultimo filho), reconta a origem deste iconicos herois do universo marvel de uma maneira atual. Nas duas primeiras HQs, vemos as origens de Reed Richards (Sr, Fantastico) e sua relação com Ben Grimm (Coisa), quando estes ainda eram crianças, o bullyng que sofria pelos colegas de escola que sentiam inveja de seu intelecto altamente avançado, e um grande enfoque em relação a total falta de apoio da familia. Após uma feira de ciencias, em que ele apresenta um tipo de maquina de teletransporte para outra dimensão (Zona Negativa, ou como é citada na HQ: Zona-N), ele é recrutado para participar de um projeto do governo americano que investe em mentes brilhantes para que eles possam contribuir com avanços tecnologicos para o pais, no edificio baxter, e lá ele conhece Sue Storm (Mulher Invisivel) e Jhonny Storm (Tocha Humana) e Victor Van Damme (Dr. Destino), que o ajudam a construir uma maquina de teletransporte, que passa pela Zona-N, para chegar ao seu destino, (coisa bastante complicada de explicar, mas na HQ explica detalhe por detalhe).



Com o passar dos anos, eles conseguem montar a maquina de teletransporte, e graças á um erro de calculo provocado propositalmente por Victor Van Damme, ocorre um acidente que proporciona a cada um deles uma mudança de fisionomia, ( é importante frisar esta parte, pois nesta HQ não são apenas poderes que cada um ganha ), Reed Richards, ganha o poder de se esticar, graças ao fato de deformar o espaço a sua volta, a ponto de alongar partes de seu corpo; Ben Grimm, tem sua fisionomia alterada, e se transformando em um homem feito basicamente de um material organico parecido com rocha muito resistente; Jhonny Storm, o Tocha Humana, pode pegar fogo a partir do momento em que ele fala: "Em chamas !"; Sue Storm, que pode ficar invisivel, além de tambem poder produzir campos de força (não me pergunte como) e o grande arqui-inimigo da equipe: Victor Van Damme, cuja qual tem sua fisionomia altamente alterada e possui uma pele de metal orgânico que dispara espinhos fabricados dele mesmo, e uma baforada de gás venenoso produzido a partir da decomposição de seus órgãos internos, além de ter as suas pernas de bode, (por mais incrivel que possa parecer), mas depois de algumas HQs elas já não aparecem mais, além de seu visual mudar completamente, tomando um visual mais tradicional. As primeiras aventuras dos personagens no universo ultimate, é meio que uma releitura das primeiras aventuras no universo 616, como o ataque do Toupeira a superficie, a investida de doom contra o quarteto.



O primeiro visual de  Dr. Destino em Ultimate Fantastic Four (reparem nas "pernas de bode")


A mudança do visual depois de algumas HQs do titulo, graças a deus

Agora falando sobre o filme que estreia agora em agosto, o trailer ficou puro universo ultimate, principalmente o ultimo trailer publicado pela FOX, em que mostra Reed Richards trabalhando em seu projeto de teletransporte para outra dimensão, sua relação com o governo dos Estados Unidos e principalmente sua relação com o pai de Susan Storm. Como é uma adaptação dos quadrinhos, não da pra esperar uma coisa 100% fiel, em relação ao Tocha Humana afrodescendente, eu sinceramente não me importo com a mudança de etnia do personagem, o que realmente conta é sua interpretação, quanto a adoção de Sue Storm, questões assim sempre enriquecem a trama. Infelizmente, devido ao que aparenta ser a briga entre Marvel Studios e Fox, o titulo do Quarteto Fantastico vai ser cancelado agora em agosto, tirando toda a propaganda gratuita do novo filme da equipe, que será lançada no mesmo mês, nas edições #642 á #645, sendo esta a ultima revista.


Capa da edição #645 de Fantastic Four, a última edição do Quarteto

Ultimate Quarteto Fantastico, apesar de ser uma HQ bastante diferente da tradicional em relação a personalidade dos personagens, segue a mesma linha de histórias, e enriqueçe bastante o universo ultimate, apesar de ter uma linguagem bastante cientifica, tem roteiros muito bons e a arte não fica muito atrás, excelente pedida de leitura para os fãs de quadrinhos, e tambem para se interar sobre o que esperar do filme.



quinta-feira, 2 de julho de 2015

5 HQs QUE VOCÊ DEVE LER ANTES DE ASSISTIR HOMEM-FORMIGA

5 HQs que você deve ler antes de assistir Homem-Formiga



pôster do filme que será lançada agora em Julho (percebam a semelhança com a capa variante da edição #01 abaixo)

Neste mês de Julho, uma expectativa crescente esta rondando o filme: Homem-Formiga, que ira estrear no dia 16, e em parceria com o blog: AntPlayerGames, decidimos criar um tipo de ... TOP 5 de HQs que vocês, caros leitores, devem ler para se situarem um pouco mais dentro do universo deste carismático herói.


Arte conceitual

1°: Homem-Formiga (Marvel Now)



Capa Variante de Ant-Man #01, lançada em 2015

Agora em 2015, a Marvel resolveu fazer uma nova série de quadrinhos do nosso diminuto herói como uma jogada de Marketing para o filme (tanto que vocês podem ver a semelhança das capas variantes com os Posters do filme). Esta série de revistas tem o foco em Scott Lang e suas aventuras tanto como Pai, como herói, e como um simples homem comum (ou não tão comum assim), buscando ganhar a vida de uma forma honesta, e também se reaproximar de sua família, Nick Spencer (Morning Glories), conseguiu explorar muito bem o personagem, de uma forma descontraída, sem perder a qualidade, com desenhos de Ramon Rosanas (A noite do Deadpool vivo) que se encaixam perfeitamente com o clima das histórias. Como o filme irá estrear em alguns dias, e sabemos que a Marvel esta apostando em filmes mais descontraídos e uma excelente pedida para você se inteirar e saber o que esperar do filme.

2° Vingadores Origens: Homem-Formiga & A Vespa



Capa de Vingadores Origens: Homem-Formiga & A Vespa, lançada em 2013

Esta HQ, lançada em 2013, faz parte de uma série de quadrinhos que conta a origem de vários vingadores. Esta conta a de Hank Pym como Homem-Formiga, seus primeiros passos como herói, e também o início de seu relacionamento, um tanto conturbado, com Janet Van Dyne (Vespa) tanto como homem e mulher, como parceiros no combate ao crime. Escrita por Roberto Aguirre Sacasa (Marvel Knights: Quarteto Fantástico - Jogados aos Lobos, Marvel Knights: Quarteto Fantastico - A matéria-prima dos pesadelos) e desenhada pelos excelentes traços de Sthephanie Hans (Mad Max: Fury Road: Inspired Artists*), é uma leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer mais sobre o personagem.

3° Tales of Astonish # 35 - The return of the Ant-Man**



Capa de Tales of Astonish #27



Capa de Tales of Astonish #35

Agora vamos aos clássicos, lançada em 1962, antes da criação da nossa querida e amada Marvel, conta o retorno do personagem Henry Christopher Pym, que apareceu pela primeira vez em Tales of Astonish # 27, lançada em 1959, em um conto de terror em quadrinhos que fazia um tremendo sucesso na época. Nesta HQ tínhamos um cientista constantemente ridicularizado por suas teorias bizarras, e que havia descoberto uma formula que podia diminuir objetos. Ao utilizar em si mesmo sem considerar as consequências, ele se torna alvo de insetos (mais precisamente formigas), e acaba sendo perseguido por formigas, quase morrendo em seu formigueiro, ele consegue recuperar seu tamanho normal, então ele fica convencido que sua experiência é extremamente perigosa e decide se livrar do soro, aparentemente, as aventuras de Hank Pym teriam terminado ali, se Stan Lee e Jack Kirby não tivessem visto o potencial do personagem e de seu pequeno universo. Em seu retorno no mesmo ano só que em algumas edições a frente, Pym decide que sua invenção poderia ser usada para outros fins, então ele recriou o soro, e a manteve guardada em um cofre, depois de sua experiencia Pym se tornou bastante interessado em formigas, e após descobrir que elas se comunicavam eletronicamente através de suas antenas, ele criou um capacete que o permitia se comunicar com formigas, e um traje que o protegia de ataques das mesmas. Como de praxe na época, os primeiros vilões do nosso diminuto herói foram os comunistas, que receberam uma ordem de roubar um soro desenvolvido por Pym, segundo ordens do governo, que tornava as pessoas imunes a radiação, depois do ataque dos comunistas ele decide usar seus poderes para impedir que a formula caia nas mãos erradas e se torna oficialmente o Homem-Formiga. Apesar de ser difícil de ser  encontrada, ainda assim compensa ser lida.


4° Marvel Premiere # 47-48




Capa de Marvel Premiere #47



Capa de Marvel Premiere #48

Publicada em 1979, a equipe composta por David Michelinie (Homem de Ferro: Demônio da Garrafa), o lendário John Byrne (Saga da Fênix Negra e Superman: Homem de aço) e Bob Layton (Homem de Ferro: Demônio da Garrafa), trouxe até nós a primeira aventura de Scott Lang como Homem-Formiga, ele já havia aparecido anteriormente em uma edição dos vingadores, como um empregado das industrias Stark, porém, o personagem só foi mais explorado nestas duas edições, onde descobrimos mais sobre o seu passado de crimes suas origens. Nesta HQ, a filha de Scott: Cassie, é diagnosticada com uma deficiência cardíaca, Lang procura a Dr. Erica Sondhein, e ao descobrir que ela foi sequestrada, ele decide invadir a casa de Hank Pym e roubar seu uniforme. Depois do resgate, Scott Lang se entrega para Hank Pym, que permite ele usar o traje com a condição de usar o poder depositado nele para o bem. Segundo fontes confiáveis, o filme foi baseado nestas duas HQs, portanto é uma das leituras mais importantes desta lista, para que você, caro leitor, possa ficar a par sobre o que esperar do próximo lançamento da Marvel Estúdios.


5° Homem-Formiga:  Prelúdio




Capa de Ant-Man - Prelude #01


Como a maioria sabe, o filme do Homem-Formiga terá uma forte ligação com a série Agente Carter, Hank Pym até aparecera na segunda temporada da série. Assim como todos os outros filmes da Marvel, foi lançado um "prelúdio" sobre eventos que acarretariam o filme, e como a maioria também sabe a Marvel aproveita o lançamento dos filmes para ganhar uma grana extra com HQs do universo cinematográfico, não chegam a ser ótimas em termos de enredo, elas apenas explicam futuras duvidas que podem surgir no desenrolar da trama. Nesta HQ, temos a Peggy Carter, mais velha do que  a mostrada na série treinando Hank Pym, enfatizando que houve um Homem-Formiga antes de Scott Lang, e seu forte laço com a SHIELD. Uma prévia desta HQ foi lançada recentemente, com algumas páginas que serão mostradas abaixo.








Bom, esta foi apenas uma pequena lista daquelas : "O que ler antes de ver o filme ?", e isto ajuda muito, principalmente quando é um filme baseado nos quadrinhos. Esperamos ter ajudado, não esqueçam de deixar um gostei abaixo da resenha e curtir a página: AntPlayerGames e HQs Maniac's no facebook.

Até a próxima !

* Sthephanie Hans, não costuma muito produzir quadrinhos, apenas obras de arte, como mostrada em Mad Max: Fury Road - Inspired Artists, onde uma série de artistas desenvolve obras inspiradas no filme.

** Devido a um conflito de datas, pode ocorrer que as datas citadas estejam erradas, peço perdão adiantadamente pelo fato.