WATCHMEN
Em toda a conversa de Nerds sobre quadrinhos, sempre irá aparecer um nome: Watchmen, esta saga de 12 partes, foi o marco das histórias em quadrinhos, quebrando todos os paradigmas impostos por cerca de 40 anos de cultura muito bem consolidadas, e com certeza entrando pro hall de melhores HQs já feitas. Mas Watchmen é realmente boa ? isto depende do gosto de cada um, porém todos devem respeitar a obra e a opinião dos seus semelhantes.
Escrita por Alan Moore (V de vingança) e ilustrada pelo excelentíssimo Dave gibbons (o que aconteceu com o homem de aço ?), Watchmen nós leva até o ano de 1985 onde a sociedade mundial esta apreensiva com uma eminente guerra nuclear mundial, que poderá colocar um fim na humanidade, então ocorre o assassinato de Edward Blake, o comediante, um agente especial dos Estados Unidos, um dos únicos heróis que ainda podem atuar sem correr o risco de serem presos, graças a Lei Kenne (será abordada mais a frente) além de ser extremamente sarcástico e violento, como Rorschach mesmo cita na edição 3: "Ele viu a verdadeira face do Século 20 e decidiu ser o reflexo, uma paródia deste tempos", no desenrolar da trama, ele tem um importante papel na vida de Sally Juspeczyk (ou Sally Jupiter), cuja qual tem uma importante função para os EUA, pois ela deixa o Dr.Manhattan "sob controle".
Dr. Manhattan é, na minha opinião um dos personagens mais interessantes da trama, ele é praticamente onipotente, pode se teletransportar e teletransportar objetos, pode manipular objetos desde os mais grandes, até a míseros átomos ao seu bel prazer, pode se multiplicar, pode ver tanto o passado quanto o futuro. Dr. Manhattan nasceu a partir de um acidente enquanto ele ainda era um simples físico com o nome de Jonathan Osterman, que o desintegrou, porém depois de um tempo ele renasceu com um aspecto brilhante e ... azul, sua mente também mudou se tornando altamente instável, como ela ainda estava presa aos limites humanos ele é potencialmente incapaz de alcançar seu potencial pleno. Partindo deste ponto, Dr. Manhattan rende ótimos monólogos, cujos quais nós permitem reflexões de diversos tipos: "Qual é o nosso papel no universo ?", "Somos tão importantes assim em todo o universo ?" e a principal, pelo menos para mim: "Como um deus olharia para nós, em toda a sua onipotência e majestade ?".
Rorschach (acho que todos os leitores concordam comigo), é o personagem mais enigmático da trama inteira, extremamente violento, difícil de se relacionar e com problemas mentais muito visíveis. O alter-ego de Walter Kovacs, é o único que continua na ativa, "clandestinamente" depois que a Lei Kenne foi vigorada em 1977, impedindo que os heróis continuassem sua ações heroicas, e os que quisessem continuar teriam que entregar suas identidades ao governo e seguir suas ordens. Rorschach começou a pirar quando uma menina de 7 anos foi sequestrada, então a sua investigação o levou até ao covil do sequestrador, lá ele descobre que o mesmo matou a menina, a retalhou e deu de comida aos cães. Desde então ele tem agido sozinho e sua mente tem sido um completo mistério.
Rorschach fazia parceria com o Coruja, Daniel Dreiberg, antes da formação da equipe Watchmen, ele é um cara rico, dono de uma academia e outras empresas cujas quais seu pai lhe deixará como herança, ao conhecer Hollis Mason (o primeiro coruja) ele decidiu tomar a identidade secreta para si e lutar com o nome, quando a lei Kenne foi vigorada ele decidiu se aposentar e guardou todos os seus equipamentos dentro do porão, aonde ele vai de vez em quando refletir.
O único que não sofreu tanto com a Lei Kenne, até se aproveitou dela foi: Andrew Veidt, o Ozymandias, que decidiu revelar sua identidade secreta ao publico dois anos antes da aprovação da lei, prevendo as suas repercussões sobre a comunidade heroica e uma possível oportunidade para o marketing de sua empresa, pois ele começou a comercializar artigos relacionados aos Watchmen. A partir de uma compreensão de todos os personagens, podemos agora nos direcionarmos a trama.
A história se desenrola a partir da morte do comediante, e a investigação de Rorschach cujo qual tem uma ideia conspiratória de que existe uma matador de mascarados, que esta exterminando os heróis aposentados, dentro disso a relação de Sally com o Dr. Manhattan esta sofrendo por uma crise, e ele perde o controle e desaparece da terra, o que desencadeia na explosão da guerra, e depois ... já dei spoilers demais, vou deixar vocês se deliciarem com a história.
Com ótimos personagens de apoio, mesmo aqueles que aparecem pouquíssimas vezes, e as frases que muitas vezes se interligam com os quadros em uma sagacidade impressionante, e a arte então ... se encaixando perfeitamente com a história, e também a abordagem do lado humano dos heróis, é realmente perfeita. Watchmen é com certeza uma HQ que mostra o que nós humanos somos, e quão cruéis podemos ser, e também o que podemos nos tornar. Watchmen rendeu um longa em 2009 dirigido por Zack Snyder (300 e homem de aço), bastante fiel a saga.
Alguns links para download ou leitura online:
http://hqonline.com.br/?page_id=632
http://minhateca.com.br/Omascara/HQ*27s/Watchmen/Watchmen