sábado, 16 de maio de 2015

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS (1986)

BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS



Os fãs de HQs não tem do reclamar dos anos 80, foi desta década que surgiu os maiores clássicos da história de quadrinhos, como a utópica e indispensável leitura para qualquer fã de quadrinhos: V de vingança (1981), a sombria e épica Watchmen (1987), veio ao mundo um dos mais controversos personagens de quadrinhos mundial: John Constantine (1985). Parecia que nesta época os escritores estavam mais inspirados, e marcaram assim seus ilustres nomes no hall da fama, como: Alan Moore, Neil Gaiman, e o desenhista e escritor responsável por esta grandiosa obra: Frank Miller.



Escrita e desenhada por Frank Miller (A queda de Murdock, Batman: ano um), Klaus Johnson (Batman: gothic), esta saga do Homem-morcego nos leva até um futuro distante aonde os heróis foram forçados a abandonar suas atividades, o único que continua na ativa é o ilustre: Superman, que nesta HQ se mostra um capacho do governo dos estados unidos. Neste cenário temos um Bruce Wayne velho, amargurado e impotente, que é obrigado a ver a sua cidade mergulhar rumo ao abismo com cada vez mais crimes ascendentes e novos vilões que destroem a sua tão amada cidade, vendo isto Wayne decide colocar a mascara do morcego de novo, e "limpar" o crime de Gotham. A volta dele ao combate ao crime, desagrada o governo e praticamente divide a população de Gotham ao meio, para dar um aspecto mais intenso para a HQ, Frank Miller resolve colocar os EUA em guerra com a Russia. Tudo isto, nos leva ao mais histórico e intenso combate da história dos quadrinhos: Batman vs Superman, que ganhou uma animação separada em duas partes, e ainda vai ganhar uma adaptação cinematografica em 2016, esperamos que seja tão boa quanto a HQ foi.



Frank Miller com certeza se superou nesta HQ nos trazendo um Homem-morcego muito mais violento e sagaz do que a linha de mensais da época, que nos trazia um Batman melancólico, e mais reflexivo. É realmente uma pena que ele não seguiu a mesma linha em cavaleiro das trevas 2 (cuja qual prefiro não comentar), e ainda foi confirmado uma Terceira parte desta história, que possivelmente será publicada entre este ano e o ano que vem, com certeza como uma despedida de Frank Miller dos quadrinhos, já que o mesmo esta com um câncer no estômago (pelo que eu fiquei sabendo, se eu estiver errado, peço o perdão de todos os leitores). Na minha opinião, certas obras como cavaleiro das trevas, não deveriam ter uma continuação, isto meio que corrompe o suspense e a magia que envolve a HQ, é a mesma coisa que realizarem a continuação de: Watchmen, uma ideia simplesmente horrível e dispensável.



Seja como for, Cavaleiro das Trevas é uma história em quadrinhos que perdurará durante muitos anos, sendo passada de geração em geração, esta é uma leitura obrigatória tanto para amantes da Marvel quanto amantes da DC, além de ser praticamente uma honra em te-la em seu acervo pessoal de quadrinhos físicos. Aproveitando, esta prevista para este ano o relançamento desta saga em encadernado, tai uma chance para a galera que sonha (como eu) em ter esta história em HQ física. 



Abaixo alguns links para leitura e download da saga:

http://hqonline.com.br/?page_id=12356

http://issuu.com/wandercorrea/stacks/38a781426a42453f998ed9b5dda43e64




Nenhum comentário:

Postar um comentário